quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Prefeita de São João da Barra, Carla Machado, disponibiliza antigo prédio da Tecex ao Senai



A prefeita de São João da Barra, Carla Machado e o secretário de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos, José Amaro Martins, o Neco, reuniram-se na sexta-feira, 16, com o diretor Geral da Firjan, Augusto Franco, com a diretora Superintendente do Sesi-RJ e diretora Regional do Senai-RJ, Maria Lucia Telles, e com o também diretor da Firjan, Alexandre dos Reis, reivindicando uma unidade do Senai-RJ, em São João da Barra, em razão do volume de investimentos já realizados e os previstos para os próximos anos, pela iniciativa privada, no Município.
Carla destacou a excelência no trabalho de qualificação realizado pelo Senai e a necessidade de ampliação dos programas de capacitação em razão da velocidade com que os investimentos estão ocorrendo. A área oferecida para a instalação da unidade foi a da antiga fábrica de tecidos Tecex, na entrada da cidade, com um total de 17 mil metros quadrados, sendo 9 mil metro quadrados construídos. O objetivo é preparar um número maior de são-joanenses para o mercado de trabalho. Segundo o diretor Geral da Firjan, Augusto Franco, a entidade tem “total interesse na ampliação da parceria com a Prefeitura”, visando a construção de uma nova unidade.
Desde o início da gestão e especialmente, após o anúncio da construção do Complexo do Açu, o governo de São João da Barra trabalha no sentido de proporcionar maiores oportunidades para ingresso no mercado de trabalho. Na quinta-feira à noite, antes de viajar ao Rio, aonde se encontrou com os diretores da Firjan, na sexta, a prefeita participou da solenidade de formatura de 213 alunos, treinados por meio da parceria entre a Prefeitura, a LLX e o Senai, nos cursos técnicos de soldador eletrodo revertido 4G, técnicas de execução de alvenaria com blocos cerâmicos, pedreiro de alvenaria, técnicas de armação para estrutura de concreto e carpinteiro de formas de bancada.
Carla destacou a importância da capacitação a fim de garantir ao são-joanense oportunidade de ingresso no mercado de trabalho. Ela disse que a Prefeitura está empenhada em proporcionar à população condições de qualificação e lembrou aos executivos da maior entidade da indústria no Estado do Rio, as parcerias que a Prefeitura já tem andamento – com o IFF – Instituto Federal Fluminense (antigo Cefet) e com a Faetec – Fundação de Apoio às Escolas Técnicas, do governo estadual e alguns dos cursos já realizados no Município.
- Já desenvolvemos cursos de Logística Portuária, Informática Industrial, Segurança do Trabalho, com o IFF, e agora estamos realizando outros na área de metalurgia e siderurgia, além de outros com a Faetec, na área de informática e línguas, a fim de facilitar o acesso da população local ao mercado de trabalho. Porém, sabemos que a necessidade da indústria que está chegando é ainda maior, portanto estamos dispostos a ampliar nosso programa de capacitação, afirmou a prefeita, que esteve na Firjan acompanhada, também da gerente de Assuntos Portuários, da Secretaria de Planejamento, Doralice Gonçalves.
Tanto Carla, quanto Neco, destacaram a importância do trabalho realizado por meio do Senai – Serviço Nacional da Indústria, no que diz respeito à capacitação. O diretor da Firjan, Alexandre do Reis, também falou sobre a importância de uma unidade de treinamento, lembrando que a previsão é que o estaleiro da OSX comece a “dobrar aço” já em 2013. Dentro das próximas semanas os técnicos do Senai deverão visitar São João da Barra para avaliar as instalações da antiga Tecex: “existe uma parte do prédio que pode ser aproveitada, mas uma outra, que é muito antiga, terá que ser refeita”, informou Alexandre dos Reis, que já esteve no local.
Atualmente o programa de capacitação da Firjan tem atendido à demanda de capacitação para São João da Barra por meio de uma parceria com a Prefeitura e com o Grupo “X”, utilizando as instalações da Prefeitura. Também vêm sendo usadas as unidades móveis e o Senai, em Campos dos Goytacazes, quando é necessário o treinamento com equipamentos pesados.
Durante a conversa, a prefeita ainda falou sobre o programa de formação que atende aos universitários, com a concessão de bolsas de estudos, cujos valores representam de 60% a 80% do valor da mensalidade, conforme o rendimento e que para a área da saúde cobre a totalidade do valor da mensalidade. Atualmente cerca de 700 universitários são beneficiados pelo programa, por meio do Cartão Universitário, cujos valores são depositados mensalmente em uma conta bancária.

Fonte: Portal OZK

Nenhum comentário:

Postar um comentário